sexta-feira, 5 de abril de 2013

Da Pré-História aos Dias Atuais

Desde os tempos remotos nossos antecedentes praticavam algum tipo de comércio, inicialmente ocorreu com troca de objetos (escambo), quase sempre em troca de comida ou algum outro objeto que lhe fosse útil. Mais tarde, com a fixação do homem há terra, este passou ter interesses, começou a visar o lucro em suas transações. 

Algumas mercadorias que eram procuradas e aceitas por todos, passaram a exercer a função de moeda, servindo como elemento de troca e para avaliação de valores. O gado, o sal e diferentes tipos de grãos foram os maiores exemplos desse tipo de moeda, que foi conhecida como Moeda-Mercadoria. 


Chegando ao período mercantilista, o poder estava localizado nas mãos de poucas pessoas com interesses ainda maiores, o objetivo das metrópoles era tirar o máximo de proveito de suas colônias, extraiam-se grandes quantidades de ouro e metais preciosos em troca de produtos manufaturados (superfaturados). Após este ouro chegar à Europa se tornava objeto de troca e sinônimo de poder as nações que o possuíssem, estas podiam comprar alimentos, roupas, armas e contratar exércitos. Movimentando o comercio.


Atualmente temos os blocos econômicos responsáveis por defender os interesses econômicos de seus integrantes e facilitar o seu comercio interno, temos exemplos como a União Europeia que já envolve 25 países e atualmente é o bloco mais importante, tendo influencia no comercio mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário