sexta-feira, 5 de abril de 2013

Relações entre Mercantilismo e Absolutismo


Nos tempos modernos (1453-1789) o absolutismo está no plano político, e o mercantilismo no plano econômico. Entende-se, portanto, que o Mercantilismo e o Absolutismo andaram sempre juntos. O absolutismo caracterizava-se pela concentração de toda a autoridade política no soberano, e o mercantilismo pela intervenção do estado na economia, na qual ambos impulsionaram a formação do Estado Moderno na Europa centro-ocidental nos últimos séculos da Idade Média. Seria, portanto, um período de transição do feudalismo ao capitalismo.

No final da Idade Média (séculos XIV e XV), os Reis se fortaleceram, e a burguesia (classe social que surgiu a partir das populações que viviam nos burgos) ajudou muito nesse processo, por que a ela interessava um governo forte que fosse capaz de organizar a sociedade. Então a burguesia forneceu apoio político e financeiro para os reis, e em troca os reis criaram um sistema administrativo eficiente unificando moedas, impostos e melhorando a segurança de seus reinos.



                       
A política econômica mercantilista estava voltada para três objetivos principais: o desenvolvimento da indústria, o crescimento do comércio e a expansão do poderio naval. Para incentivar o desenvolvimento da Indústria, o governo concedia a grupos particulares o monopólio de determinados ramos da produção ou criava as manufaturas do Estado. A meta era a obtenção da autossuficiência econômica e a produção de excedentes exportáveis, importando menos e exportando mais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário